"A nova Biblioteca Municipal de de Câmara de Lobos, na Madeira deverá começar a ser construída no próximo ano. O presidente da autarquia, Arlindo Gomes, considera que esta infra-estrutura, que representa um investimento na ordem dos cinco a seis milhões de euros, virá valorizar o centro daquela localidade .e, ao mesmo tempo, virá dar um forte contributo à cultura no concelho de Câmara de Lobos.
De acordo com o presidente da autarquia, trata-se de «uma obra que será marcante para o centro de Câmara de Lobos», uma vez que ela irá ficar situada nas imediações dos Paços do Concelho, em frente à Fábrica Justino & Henriques, «valorizando toda aquela zona nova que está ali a surgir», acrescentou. Conforme referiu Arlindo Gomes, «trata-se de um investimento que é apoiado pelo Instituto Português de Bibliotecas, integrado no programa da Rede Nacional de Bibliotecas, financiado, parcialmente, por fundos comunitários e uma comparticipação, de 10 a 15%, da Região e da Câmara Municipal».
Segundo Arlindo Gomes, «é um investimento na ordem dos cinco a seis milhões de euros, para uma biblioteca modelar, equipada com tecnologia de ponta, que vai valorizar, em muito, o centro de Câmara de Lobos pela beleza estética do próprio edifício, cujo projecto já foi aprovado». Além disso, segundo o nosso interlocutor, «é também uma infra-estrutura que julgo que irá dar um forte contributo para a cultura do concelho.
Porque será um espaço que propiciará o convívio, uma vez que é um conceito de biblioteca diferente daquele que temos hoje. Será um espaço de convívio e de encontro». A nova biblioteca, conforme referiu Arlindo Gomes, já surgirá adoptando essa filosofia, em sintonia com o projecto do Instituto Português de Bibliotecas, com um espaço moderno e aptecível, sendo uma mais-valia para a cultura do concelho".
Fonte do texto e foto: Jornal da Madeira 13-10-006 Etiquetas: Acontecimentos, Equipamento Instalações e Mobiliário |